quinta-feira, 25 de agosto de 2011




Rio: juíza de São Gonçalo é assassinada a tiros na porta de casa








Agência Brasil

Juíza Patrícia Lourival AcioliA juíza Patrícia Lourival Acioli, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, foi assassinada na noite de ontem (11). Segundo a Polícia Militar, a magistrada estava dentro do carro, na porta de sua casa, quando homens armados passaram e atiraram várias vezes contra ela, em Niterói, no Grande Rio. A magistrada era responsável por julgar crimes de homicídio em São Gonçalo, segundo município mais populoso do estado do Rio, e conhecida por sua atuação contra a violência cometida por policiais militares da região.
Leia e comente...





Por que 7% do PIB para a Educação é pouco?








Campanha Nacional pelo Direito à Educação

PNEA partir da lógica utilizada nas notas explicativas e na planilha de custos apresentadas pelo Ministério da Educação (MEC) para justificar suas opções na elaboração do PNE 2011/2020, o objetivo desta Nota Técnica (NT) é calcular qual deve ser a "meta de aplicação de recursos públicos em políticas educacionais como proporção do produto interno bruto (PIB)" (CF/88, Art. 214, Inciso VI) para o cumprimento de dois princípios da Constituição Federal de 1988 (CF/88): garantir a "igualdade de condições para o acesso e permanência na escola" e o "padrão de qualidade".
Leia e comente...





Insensata opção








Heitor Scalambrini Costa

Heitor Scalambrini CostaMuito se tem falado e escrito pró e contra a opção do governo Lula/Dilma em reativar o Programa Nuclear, implicando assim na instalação de centrais nucleares no território brasileiro. Os defensores desta tecnologia, identificados com setores da burocracia estatal, militares, membros da academia, grupos empresariais (empreiteiras e construtores de equipamentos), julgam que o Brasil não deve prescindir desta fonte de energia elétrica para atender a demanda futura, alegam ser vantajosa por ser barata e "limpa" por não emitir gases de efeito estufa. Afirmam não ser possível acompanhar o desenvolvimento científico-tecnológico, caso não se construa usinas nucleares. E por outro lado, minimizam o recente desastre ocorrido no complexo de Fukushima Daiichi, garantindo riscos mínimos, e mesmo a ausência deles, nas instalações brasileiras.
Leia e comente...





"Bico legal"... Mais exploração policial?








Heloísa Helena

Heloísa HelenaAntes de ir ao assunto duas considerações. Primeira. Este artigo apresenta propostas concretas, ágeis e eficazes para a melhoria das Condições de Trabalho e Salário para os (as) que fazem, de fato, a estrutura da Segurança Pública. Segunda. Se os Policiais quiserem – na luta por melhores salários - ocupar o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional, o Palácio do Governador ou quaisquer das estruturas políticas contarão com meu apoio e minha presença para o que der e vier. É necessário deixar isto por escrito até para evitar que alguns vagabundos da política - de olho no imenso contingente eleitoral das polícias e suas famílias - saiam por aí a afirmar que eu sou contra a melhoria das condições de vida, salário e trabalho dos policiais militares e civis que vivenciam uma vergonhosa e degradante condição salarial.
Leia e comente...





A força da crise








Paulo Passarinho

Paulo PassarinhoNo momento em que escrevo, as bolsas de valores pelo mundo afora voltam a apresentar fortes quedas nas cotações dos preços das ações negociadas. A bolsa de Nova York, pelo índice Dow Jones, cai 3,5% e o Ibovespa, da bolsa de S.Paulo, recua mais de 4%, acompanhando as fortes quedas nas bolsas européias – Londres, mais de 4%; Paris, mais de 5%; e Frankfurt, mais de 6%.
Leia e comente...





No Brasil dos latifundiários, plantar árvores dá cadeia.








Mauricio Santos Matos

ÁrvoreA cada ano que passa, com a chegada de uma nova idade, temos a impressão de que não vamos nos surpreender com mais nada. Mas a sociedade capitalista é pródiga em nos oferecer surpresas. Desagradáveis, na maioria das vezes. Plantar árvores, no Brasil, virou crime.
Leia e comente...





A síndrome do "relaxa e goza"?








Aldo Santos

Aldo santosUm governo marcado pela conivência de aumentos salariais escandalosos do executivo e do Congresso Nacional, demissão de ministros e corrupção em ministérios inteiros; como o do Transporte, Turismo, Agricultura e, seguramente, nos demais ministérios da presidenta eleita, caracteriza a marca indelével desse governo nesses primeiros meses de condução da presidenta Dilma Roussef.
Leia e comente...





O bar Garagem, Amir Schvartz e um caso mal contado








Edilson Silva

Edilson SilvaHá pouco mais de dois anos a imprensa pernambucana noticiava a demolição do bar Garagem, na descida da ponte da Torre, sentido bairro das Graças. O bar era tão famoso quanto polêmico. Adorado por uns, odiado por outros, o bar era sempre o último a fechar no Recife. Na época em que o bar foi demolido, outros estabelecimentos também o foram no seu entrono. A imprensa da época trazia informações da prefeitura que justificavam a ação: construção da Avenida Beira-Rio e a demolição sem ordem judicial em função dos imóveis estarem em via pública, logo não edificante. Passados dois anos da demolição, o terreno deu passagem a uma espécie de lixão improvisado. Nada de Avenida Beira-Rio. A única novidade é que a maior parte do terreno está cercado, exatamente onde funcionava o bar Garagem. A Justiça entende que o terreno é área privada, devidamente escriturada, e garantiu ao proprietário cercá-lo.
Leia e comente...





70 mil guarda-chuvas e um impasse








Joana Salém Vasconcelos

ChileNeste dia 18 de agosto ocorreu mais uma grande marcha em Santiago do Chile, convocada por professores, estudantes secundários e universitários, em defesa da gratuidade na educação pública chilena. Piñera encomendou chuva, e conseguiu neve! Nevou em Santiago durante 30 minutos, no bairro de Las Condes e Vitacura (os bairros mais ricos), enquanto a marcha prosseguia no centro da cidade, debaixo de muita água e de um vento polar. A sensação térmica foi de 3 graus.
Leia e comente...





Magreb, Oriente Médio e a esquerda brasileira








Milton Temer e Juliano Medeiros

MubarakPassados seis meses da derrubada das ditaduras Ben Ali e Mubarak na Tunísia e no Egito, que balanço podemos fazer dos episódios considerados por parte da esquerda – aquela já habituada a ver crises revolucionárias onde existem limitadas crises sociais – importantes processos de revoluções democráticas?
Leia e comente...





Governados por cegos e irresponsáveis








Leonardo Boff

Leonardo BoffAfunilando as muitas análises feitas acerca do complexo de crises que nos assolam, chegamos a algo que nos parece central e que cabe refletir seriamente. As sociedades, a globalização, o processo produtivo, o sistema econômico-financeiro, os sonhos predominantes e o objeto explícito do desejo das grandes maiorias é: consumir e consumir sem limites. Criou-se uma cultura do consumismo propalada por toda a mídia.
Leia e comente...





Manifesto de economistas aterrados








André Orléan, Philippe Askenazy, Thomas Coutrot e Henri Sterdyniak

Economia"A retoma económica mundial, permitida por uma injecção colossal de despesas públicas no circuito económico (desde ao Estados Unidos até à China) é frágil mas real. Um só continente continua travado. Reencontrar o caminho do crescimento não é a sua prioridade política. A Europa comprometeu-se numa via diferente: a da luta contra os deficits públicos." Assim começa o "Manifesto de economistas atrerrados", lançado em 1 de Setembro de 2010 por um seleto grupo de economistas franceses neo-keynesianos. O documento é politicamente significativo, na sua actualidade, e reúne um suficiente número de motivos de interesse para merecer uma leitura atenta.
Leia e comente...





Nouriel Roubini: "Karl Marx estava certo"








Joseph Lazzaro

Nouriel RoubiniNa avaliação de Nouriel Roubini, professor de economia na Universidade de Nova York, a não ser que haja outra etapa de massivo incentivo fiscal ou uma reestruturação da dívida universal, o capitalismo continuará a experimentar uma crise, dado o seu defeito sistêmico identificado primeiramente por Karl Marx há mais de um século. Roubini, que há quatro anos previu a crise financeira global diz que uma das críticas ao capitalismo feitas por Marx está se provando verdadeira na atual crise financeira global.
Leia e comente...





Os caminhos da fome








Julio Hernández

FomeNo final do século XX, os líderes mundiais da época aceitaram incluir entre as Metas do Milênio o objetivo de reduzir à metade a fome e a desnutrição no mundo para o ano 2015. Seria talvez um objetivo demasiado ambicioso? Em lugar de atingir-se esta meta, a cifra de desnutridos no planeta ascende hoje a ao redor de um bilhão de seres humanos, e registram-se fomes como a que sofrem atualmente uns 12 milhões de pessoas no Chifre da África.
Leia e comente...





Socialismo e Comunismo: Projeto superador em termos humanistas








Juan Carlos Díaz Guerreiro

Najeeb AmadoO Partido Comunista do Paraguai celebrou no final de julho último seu VII Congresso. Prensa Latina conversou a respeito dessa reunião com Najeeb Amado, secretário geral da organização política. A conjuntura atual do país, a avaliação e as relações com o governo do presidente Fernando Lugo, a unidade política e estratégia de luta, estiveram entre os temas analisados na conversa.
Leia e comente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário