Reinaldo Gonçalves
A divulgação dos dados de evolução da renda do Brasil pelo IBGE e a base de dados do FMI permitem algumas conclusões definitivas a respeito do desempenho da economia brasileira (renda) durante o governo Lula (2003-10). Primeira conclusão: fraco desempenho pelos padrões históricos do país. O crescimento médio anual do PIB real é de 4,0% (quatro por cento) no governo Lula. Mais especificamente, 3,5% em 2003-06 e 4,5% em 2007-10. Mesmo no segundo mandato, a taxa alcançada não supera a média secular do país (1890-2010, período republicano, 4,5%).
Leia e comente...
Sobre a revolução russa, a teoria da revolução permanente e a situação atual
Roberto Robaima
Reproduzimos a seguir uma versão escrita da exposição oral de Roberto Robaima no Seminário de Formação Política do MES (Movimento de Esquerda Socialista) ? corrente interna do PSOL ?, na qual ele avalia questões históricas e teóricas candentes como a Revolução Russa de 1917 e o conceito trotskista de Revolução Permanente, ademais de esboçar, à luz dessas avaliações, uma análise concreta da situação concreta dada pela correlação de forças de classe no Brasil atual, apontando, em consequência, as grandes linhas orientadoras de um programa para o PSOL.
Leia e comente...
Primeira Conferência da Frente Nacional de Resistência Popular em Honduras: um grande avanço político e organizativo.
Pedro Fuentes
Honduras é o país que vive a situação mais rica da luta de classes do continente latino-americano. A Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP) é um grande movimento social, que agora está dando um salto para ser uma organização política. Recapitulando, em junho de 2009, um golpe militar derrubou o presidente eleito Manuel Zelaya, cuja intenção era realizar uma assembléia constituinte no país e integrá-lo à Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA) e os setores mais progressistas do continente. A FNRP surgiu da resistência ao golpe militar, brotou do interesse imediato do povo e lutou meses a fio nas ruas para restaurar o processo de aprofundamento democrático interrompido forças reacionárias da burguesia hondurenha.
Leia e comente...
Argumentos contra as usinas nucleares
Heitor Scalambrini Costa
Os atuais padrões de produção e consumo de energia estão apoiados nas fontes fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral), o que gera emissões de poluentes locais, gases de efeito estufa e põem em risco o suprimento a longo prazo do planeta, por serem finitas. É preciso mudar esses padrões, incentivar a economia de energia e estimular o uso das energias renováveis (solar, eólica e biomassa). Nesse sentido, o Brasil apresenta uma condição bastante favorável em relação ao resto do mundo.
Leia e comente...
Tolerância zero à mutilação genital feminina
Leonardo Boff
A globalização como etapa nova da humanidade e da própria Terra, colocou não apenas as pessoas e os povos em contacto uns com os outros. Propagou também mundo afora seus vírus e bactérias, suas plantas e frutas, suas culinárias e modas, suas visões de mundo e religiões inclusive seus valores e anti-valores. É da natureza humana e da história, não como defeito mas como marca evolucionária, o fato de sermos sapientes e dementes e que, por isso, surgirmos como seres contraditórios.
Leia e comente...
As razões de Cuba: Agentes para a mudança?
Prensa Latina
Alta prioridade concedem os serviços de inteligência dos EUA à fabricação de "líderes sociais". Buscam em grupos de interesse como jovens, artistas e intelectuais, indivíduos "capazes" para essa "transição" que almejam em Cuba. Nesse trabalho, afastada do trabalho diplomático, destaca-se a SINA, segundo o confirma Frank Carlos Vázquez, que para eles mordeu o anzol, mas, na realidade, como se faz público hoje, trombaram com Robin, agente da Segurança Cubana.
Leia e comente...
No galope da inflação
Ernesto Montero Acuña
Não se precisa onde, mas a inflação que ameaça o mundo, incrementada pelos preços da energia, acelerará as explosões sociais e as operações militares contra elas. As advertências não são novas. O diretor gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, antes da ocorrência das explosões sociais no Oriente Médio e no Norte da África, expressou que as desigualdades e a inflação são o germe das revoltas sociais.
Leia e comente...
A fome de lucros infla o preço da comida
Belén Carreño
Um apressado moscovita cruza a Praça Vermelha ataviado com uma máscara apocalíptica. Moscovo está cercada pelo fogo provocado pelo Verão mais tórrido da história. A inclemência meteorológica não deixa apenas imagens inéditas. A maior seca em cem anos açoita o continente e leva por diante as colheitas de trigo do sul do país. O primeiro-ministro, Vladimir Putin, impõe uma medida excepcional para conter os preços: não haverá exportações de trigo até 2011. Do outro lado do mundo, um trader (intermediário) do maior mercado de matérias primas do mundo faz os seus cálculos.
Leia e comente...
Os 128 anos da morte de Marx
Fundação Lauro Campos
No dia 14 de março de 1883, em Londres, morreu Karl Marx, aos 64 anos. Economista, historiador, sociólogo, filósofo e jornalista, Marx é um destes autores que não podem ser enquadrados em apenas uma área do conhecimento humano. O autor de "O Capital" apresentou ao mundo um estudo aprofundado sobre as origens e a lógica de desenvolvimento do capitalismo. Autor fundador da esquerda moderna, Marx já foi condenado ao esquecimento algumas vezes, mas as repetidas crises do capitalismo sempre renovam o interesse por sua obra.
Leia e comente...
Há 140 anos: Comuna de Paris
Fundação Lauro Campos
Num sábado, há 140 anos, em 18 de março de 1871, a insurreição em Paris provoca uma onda revolucionária cujo choque político e social vai atravessar a história da humanidade. Sobre as ruinas ainda fumegantes de um monarquismo revanchista e dos últimos clarões do império, num país extenuado pelo cerco prussiano e humilhado pela derrota de Sedan e pelo armistício, era tempo de lutar pela construção de uma nova sociedade.
Leia e comente...
Nenhum comentário:
Postar um comentário