sábado, 19 de fevereiro de 2011

Um salário mínimo maior é possível e necessário!

Chico Alencar

O Artigo 7°, inciso IV da Constituição Federal, afirma que é direito do trabalhador o salário mínimo capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social. Segundo o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-econômicos), o salário mínimo necessário para garantir estes DIREITOS seria de R$ 2.227,53 - em valores de dezembro de 2010. Isso deveria ser meta para quem quer um país menos desigual (como, aliás, o PT, antes de ser governo, sempre defendeu).



Uma UPP para a polícia do Rio


Léo Lince

O primeiro samba gravado já acusava a existência do problema: "o chefe da polícia pelo telefone mandou me avisar/que na Carioca tem uma roleta para se jogar". O "Pelo Telefone" sempre foi objeto de muitas controvérsias (autoria, se era samba ou não, se foi mesmo o primeiro gravado), mas a veracidade do seu refrão atravessou o século e se reafirma agora, vésperas do carnaval, na crise desencadeada pela "Operação Guilhotina".


Das Colinas de Golan à Serra Pelada: a Polícia e a organização do crime no Rio de Janeiro

José Cláudio Souza Alves

Na atual crise da polícia do Rio de Janeiro a repetição nos vem como tragédia. Os "heróis" libertadores do Complexo do Alemão e Vila Cruzeiro transformam-se, como num passe de mágica, nos rapinadores que roubam a população, saqueiam o espólio dos traficantes e revendem drogas e armas de volta para o crime, além de venderem informações para os criminosos e fazerem segurança de bingos e caça-níqueis. Mas, afinal, quem nunca soube disto.


A difícil passagem do tecnozóico ao ecozóico

Leonardo Boff

A humanidade como um todo está com febre e doente e deve decidir: ou continuar com seu ritmo alucinado de produção e consumo, sempre garantindo a subida do PIB nacional e mundial, ritmo altamente hostil à vida, ou enfrentar dentro de pouco as reações do sistema-Terra que já deu sinais claros de estresse global. Não tememos um cataclisma nuclear, não impossível mas improvável, o que significaria o fim da espécie humana. Receamos isto sim, como muitos cientistas advertem, por uma mudança repentina, abrupta e dramática do clima que, rapidamente, dizimaria muitíssimas espécies e colocaria sob grande risco a nossa civiliza&cce dil;ão.


Karl Korsch: Marxismo e filosofia

José Paulo Neto

Quando se mencionam as "obras malditas" (K. Axelos) do marxismo no século XX, dois nomes são inevitavelmente citados: György Lukács (1885-1971) e Karl Korsch (1886-1961). Os autores e os seus livros ? respectivamente, História e consciência de classe e Marxismo e filosofia, ambos de 1923 e ulteriormente considerados como fundantes do mal chamado marxismo ocidental (Merleau Ponty) ? foram "condenados" de cambulhada por figuras então de proa do movimento comunista e, por via da Terceira Internacional, no seu V Congresso Mundial ? realizado em Moscou, em 1924 ?, institucionalmente desautorizados como expressões filosóficas de "desvios" idealistas e neo-hegelianos.



A rebelião revolucionária no Egito

Fidel Castro

Há vários dias, eu disse que a sorte de Mubarak estava lançada e nem sequer Obama poderia salvá-lo. O mundo conhece o que acontece no Oriente Médio. As notícias circulam a uma velocidade pasmosa. Os políticos apenas têm tempo de ler os telex que vão chegando hora a hora. Todos estão cientes da importância do que ali ocorre. Após 18 dias de duro batalhar, o povo egípcio conseguiu um importante objetivo: derrubar o principal aliado dos Estados Unidos no seio dos países árabes. Mubarak oprimia e pilhava o seu próprio povo, era inimigo dos palestinos e cúmplice de Israel, a sexta potência nucl ear do planeta, associada ao grupo belicoso da NATO.



O estado de direito no império financeiro

Alejandro Nadal

O Wikileaks anuncia grandes revelações sobre os bancos mais importantes dos Estados
Unidos. Evidentemente, já sabemos que o mundo das finanças se impôs sobre a economia real. Aí está a política macro-económica, completamente subordinada às necessidades do setor financeiro. Mas o Wikileaks confirmará algo mais grave: a supremacia do sistema financeiro sobre o estado de direito.


Rússia-EUA: diferenças estratégicas

Antonio Rondón

Rússia e Estados Unidos trocaram notas de ratificação em Munique para pôr em vigor o Tratado de Redução e Limitação de Armas Estratégicas (START-3), mas deixaram claras suas persistentes diferenças em anexos ao documento. A cerimônia na cidade alemã, protagonizada pelo ministro russo do Exterior Serguei Lavrov e a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton, pretendeu sedimentar um ponto no processo de recomposição de laços bilaterais, roto por profundas discrepâncias de ambas potências.



1936 - Frente popular vence eleições espanholas

Max Altman

Uma coalizão de esquerda chamada "El Frente Popular" constituída por republicanos, socialistas e comunistas ganha em 16 de fevereiro de 1936 as eleições gerais na Espanha contra a Frente Nacional de direita e o centro. O republicano Manuel Azaña é encarregado de formar o novo governo e envia o general Franco a exílio forçado nas Ilhas Canárias. Os confrontos entre republicanos e nacionalistas logo fariam a Espanha mergulhar na guerra civil.


Bandidos do Bem Mocinhos do Mal

Halley Margon

Há filmes que por meio da ironia revelam o quanto na cidade moderna (e pós-moderna) as instituições que deveriam defender o bem se comportam como representantes do mal e, contrariamente, como figuras tidas como expressão do mal agem de acordo com as mais basais noções do bem. Alguns faroestes procedem dessa maneira e há uma boa safra de filmes mais ou menos recentes, de variados gêneros, fazendo o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário