quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

NOTÍCIA

Ivan Valente: O debate interditado sobre os juros da dívida
Luiz Carlos Azenha
O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) resume a situação, grosseiramente, assim: os bancos mandam no governo, os bancos mandam na oposição, os bancos mandam na mídia. Por isso, o debate sobre a dívida pública brasileira (de 2 trilhões de reais) e os juros e amortizações pagos em função dela (380 bilhões de reais em 2009) inexiste.
Leia e comente...

Um partido imprescindível
Chico Alencar
O intimorato Marcelo Freixo – que inspira o 'deputado Fraga', do Tropa de Elite II – só pode propor e presidir a CPI das Milícias porque é do PSOL. E o partido, reconheça-se, como força orgânica e mobilização, devia ter se empenhado mais nessa dura empreitada. Mas a legenda, ainda em formação, é a única que não tinha e não tem 'mediações' com o esquema mafioso que, há pouco, era reconhecido por quase todos da institucionalidade política como 'auto-defesa comunitária'. Estrutura criminosa que segue em ascensão, com a conivência de muitas forças políticas do Estado d o Rio de Janeiro, frente às quais o PSOL diz um radical 'não'.
Leia e comente...

A montanha pariu um rato
Luiz Araújo
Nesta manhã cinzenta de Brasília, no Palácio do Planalto, o presidente Lula, ladeado do atual Ministro da Educação Fernando Haddad, apresentou a proposta de Plano Nacional de Educação para os próximos dez anos. Havia forte expectativa em relação ao teor do texto, que se justificavam por se tratar de um plano elaborado por um governo considerado de esquerda (mesmo que isso conceitualmente e programaticamente não seja consensual!), forçando comparação imediata com o conteúdo do projeto apresentado pelo seu antecessor (FHC). Também havia forte esperança de que o texto "bebesse na fonte" das delibera& ccedil;ões da Conferência Nacional de Educação, evento que mobilizou grande parcela dos educadores e foi finalizado com a etapa nacional em abril passado.
Leia e comente...

Unir o coro das torcidas: Fora Ricardo Teixeira!
Pedro Souto e Israel Dutra
Um dos melhores dramas de Shakespeare tem o nome de "Ricardo III" e conta a verídica história de ascensão e queda do rei mais impopular da história da Inglaterra. Às vésperas de sua derrota no campo de batalha, Ricardo III desdenha seu adversários, celebrando suas relações políticas "invencíveis". Alguma semelhança com personagem homônimo no atual cenário do Brasil?
Leia e comente...

O Planeta vai continuar com febre
Leonardo Boff
A COP 16 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas) terminou na madrugada do dia 11 dezembro em Cancún com pífias conclusões, tiradas mais ou menos a forceps. São conhecidas e por isso não cabe aqui referi-las. Devido ao clima geral de decepção, foram até mais do que se esperava mas menos do que deveriam ser, dada a gravidade da crescente degradação do sistema-Terra. Predominou o espírito de Copenhague de enfrentar o problema do aquecimento global com medidas estruturadas ao redor da economia. E aqui reside o grande equívoco, pois o sistema econômico que gerou a crise não pode ser o mesmo que nos vai tira r da crise.
Leia e comente...

20 anos da morte de Caio Prado Jr
Milton Pinheiro
Dia 23 de novembro fez 20 anos da morte daquele que é considerado o nosso maior historiador, Caio Prado Jr. Esse pensador e homem de ação marcou o debate intelectual e político brasileiro, ao tempo em que agia sobre a realidade social, como militante do Partido Comunista Brasileiro, onde ingressou em 1931, permanecendo em seus quadros, até sua morte em 1990. Foram 59 anos de militância constante.
Leia e comente...

O Poder Legislativo em AL: muito além da caixa de Pandora
Alexandre Fleming
Não é fácil revelar a verdadeira estrutura do poder legislativo em Alagoas. O mito da transparência é quase a regra geral de todas as câmaras municipais do Estado. Em termos de poder político legislativo, vive-se uma luta titânica entre Prometeu (o que vê antes) e seu irmão Epimeteu (o que vê depois), sem que com isso, seja a sociedade beneficiada daquilo que se vê antes ou depois.
Leia e comente...

Polícia Federal faz varredura na casa de ex-diretores do Banco PanAmericano
Marli Moreira
Agentes da Polícia Federal (PF) iniciaram hoje (16) uma operação para cumprir nove mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, Fausto de Sanctis, para esclarecer a fraude no Banco PanAmericano. Por meio de nota, a Polícia Federal informou que as investigações do caso entraram em uma nova etapa após o órgão ter recebido documentos do Banco Central. Com base nos dados analisados foi solicitada a autorização da Justiça para realizar buscas e apreensões nas casas dos principais ex-diretores estatutários do Banco PanAmericano.
Leia e comente...

Manifestantes gregos condenam responsáveis por crise financeira
Odalys Buscarón Ochoa
Milhares de manifestantes gregos condenaram hoje aos responsáveis diretos da crise financeira e reprovaram durante uma nova jornada de greve geral que as medidas de austeridade do governo recaíam sobre os trabalhadores. A paralização nacional de 24 horas, oitava no que vai de ano contra o plano de ajustes implantado pelo primeiro-ministro Georgios Papandreou, paralizou a nação helênica após o fechamento de escolas, hospitais, escritórios, comércios, bancos; assim como a interrupção do tráfico aéreo, ferroviário e marítimo.
Leia e comente...

A verdade vencerá sempre
Julian Assange
Em 1958, o jovem Rupert Murdoch, então proprietário e editor de The News de Adelaide, escreveu: «Na corrida entre segredo e verdade, parece inevitável que a verdade vencerá sempre». A sua observação talvez reflectisse a revelação do seu pai, Keith Murdoch, de que as tropas australianas estavam a ser sacrificadas desnecessariamente por comandantes britânicos incompetentes nas costas de Gallipoli. Os britânicos tentaram calá-lo, mas Keith Murdoch não se deixou silenciar e os seus esforços levaram ao fim da campanha desastrosa de Gallipoli. Quase um século depois, a WikiLeaks está também a publicar destemidamente factos que precisam de ser tornados públicos.
Leia e comente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário