terça-feira, 22 de junho de 2010

Fundação Lauro Campos - Socialismo e Liberdade

Para inserir ou remover o seu e-mail: www.socialismo.org.br/portal/informativo

Falece o escritor José Saramago
Fundação Lauro Campos
O escritor José Saramago, primeiro e único Prêmio Nobel de Literatura de língua portuguesa, faleceu hoje (18), em sua casa de Lanzarote, aos 87 anos, por causa de leucemia crônica, segundo confirmaram fontes da família. A morte ocorreu pouco depois das 13 horas (hora peninsular), quando o escritor se encontrava em sua residência canária, acompanhado de sua mulher e tradutora Pilar del Río.

Leia e comente...

Fundador do PT, em greve de fome, é atendido pelo serviço médico da Câmara
Priscilla Mazenotti
Em meio à esculhambação da representação política e à mercantilização das eleições, eis que surge uma surpresa edificante: o exemplo de coerência e dignidade dado por Manoel da Conceição a um país distraído com o futebol. Lutador social indomável, Manoel, aos 75 anos, arrisca a saúde para colocar em primeiro plano seu compromisso político e ideológico, a razão de sua vida de lutas e ideais.

Leia e comente...

Qual reforma tributária?
Paulo Kliass
Não precisa ser especialista em matéria tributária para ter a sensibilidade de perceber que a estrutura tributária brasileira é altamente regressiva. A população mais pobre paga, proporcionalmente, muito mais tributos do que as camadas mais abastadas da elite. E o mais interessante é que aqueles que tomam as iniciativas dos movimentos contra os impostos são justamente os que mais se beneficiam do modelo regressivo aqui existente.

Leia e comente...

Edgardo Lander: "O ciclo em direção à esquerda pode estar chegando a seu fim"
Tatiana Merlino
Vitória da direita no Chile, crescimento conservador na Argentina, fortalecimento da oposição e crise do chavismo na Venezuela. A isso, soma-se o aumento da intervenção dos Estados Unidos na América Latina. Esse é o cenário complicado que o venezuelano Edgardo Lander, professor de Ciências Políticas da Universidade Central da Venezuela (UCV) e membro do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso) enxerga para o futuro do continente: "Não há uma situação de otimismo para os próximos anos na América Latina", explica.

Leia e comente...

A contenda inevitável
Fidel Castro
Recentemente, afirmei que o mundo se esqueceria logo da tragédia que estava a ponto de se produzir como fruto da política seguida, durante mais de dois séculos, pela superpotência vizinha: os Estados Unidos. Conhecemos sua forma sinuosa e arteira de atuar; o impetuoso crescimento econômico alcançado a partir do desenvolvimento técnico e científico; as enormes riquezas acumuladas às custas da imensa maioria de seu povo trabalhador e dos do resto do mundo por uma exígua minoria que, nesse país e nos demais, dispõe e desfruta de riquezas sem límite.

Leia e comente...

Os fundamentos da filosofia
Georges Politzer
Este manual elementar transcreve as notas tomadas por um dos alunos de Georges Politzer nos cursos por ele professados na Universidade Operária, no ano escolar de 1935-36. Para, a propósito, compreender o seu carácter e alcance, é necessário precisar, em primeiro lugar, o objectivo e o método do nosso mestre.

Leia e comente...

Derrame ou caixa de Pandora
Silvio González
O quase infinito derrame de gás e petróleo, que ameaça converter muitos países em um oleoso e sujo esgoto, parece-se hoje à mitológica Caixa de Pandora, pois pode ser fonte de outros males por vir. Soemos utilizar a frase "abrir a caixa de Pandora", quando queremos dizer que alguns dos atos realizados na vida trarão novas desgraças.

Leia e comente...

A Europa está a implodir?
Immanuel Wallerstein
A Europa teve os seus opositores desde o início da longa senda para a unificação. Houve muitos que a acharam impossível. E houve muitos que a consideraram indesejável. Ainda assim, temos de dizer que, no longo e sinuoso caminho que seguiu desde 1945, o projecto de unificação europeia teve um notável sucesso.

Leia e comente...

Comício da esquerda anticapitalista europeia em Paris
Esquerda.Net
O anfitrião do comício na sala da Mutualité foi o líder do NPA francês, Olivier Besancenot, que disse ser urgente avançar no entendimento entre as formações da esquerda anticapitalista na Europa com vista à formação duma organização à escala europeia.

Leia e comente...

Querem ilegalizar maior partido moldavo (Vídeo)
TV Esquerda.Net
Querem obrigar o maior partido da Moldávia, o Partido dos Comunistas da República da Moldávia, a mudar de símbolo, de nome, além de outras medidas restritivas. Conheça neste vídeo, através do diálogo entre a eurodeputada Marisa Matias, do grupo GUE/NGL, e o dirigente comunista moldavo Grigori Petrenko, as peripécias sobre um episódio anti-democrático, que, com a cobertura de partidos do Parlamento Europeu, vem na esteira das recentes alterações constitucionais na Polónia, que proibiram os símbolos e as designações comunistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário