A deputada Janira Rocha participou mesta quinta-feira, dia 7, do ato público contra a privatização da saúde e em defesa do SUS, que lotou as ruas do Centro do Rio. O ato reuniu servidores públicos da saúde, integrantes do Fórum de Saúde do Rio de Janeiro, sindicalistas, parlamentares e representantes de várias entidades e comunidades, para comemorar o Dia Mundial em Defesa da Saúde Pública. Com faixas e cartazes, os manifestantes se concentraram em frente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), de onde saíram em passeata até a Assembleia Legislativa (Alerj) e a Câmara de Vereadores do Rio. Após o ato, uma comissão de participantes entregou ao presidente da Alerj, Paulo Melo (PMDB), um abaixo-assinado reivindicando a instalação imediata da CPI da Saúde, proposta pelo deputado Paulo Ramos (PDT).
Em seu discurso na concentração em frente à Alerj, Janira falou da importância da mobilização das entidades em defesa da saúde pública. "É importante a nossa mobilização, a nossa articulação política contra a privatização da saúde, contra a entrega da saúde pública às Organizações Sociais pretendida pelos governos federal, estadual e municipal", afirmou Janira. Ela disse que seu mandato está "vinculado a esta luta". Depois de relatar o incidente ocorrido com ela, em São Gonçalo quarta-feira, dia 5, quando foi impedida por seguranças de fiscalizar um pronto socorro municipal, Janira disse que vai continuar com a ação. "Nós faremos fiscalização em todo o Rio. Não podemos permitir fraudes e falcatruas na saúde", disse ela.
Para marcar a data, Janira apresentou na Alerj uma indicação legislativa ao governador Sérgio Cabral exigindo a implantação imediata do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do pessoal da área de Saúde (Lei nº 3948) que foi aprovado pela Alerj em 2002, mas até hoje não foi implementado pelo governo estadual. Janira também propôs o projeto de lei que estabelece tempo máximo de espera dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por atendimento na Rede Pública do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário