Madre Maurina
Sergio Granja
Madre Maurina Borges da Silveira (1926-2011), da Ordem Terceira de São Francisco, mineira de Perdizes, atuou no México, em Santa Catarina e em São Paulo. Foi torturada durante a ditadura militar no Brasil e morreu no último sábado (5 de março de 2011) em Araraquara, São Paulo, aos 87 anos, devido a falência múltipla dos órgãos. Em outubro de 1969, a religiosa fora presa no Lar Santana, orfanato que ela cuidava em Ribeirão Preto, acusada de envolvimento com militantes das FALN (Forças Armadas de Libertação Nacional).
Leia e comente...
A comemoração na Praça Tahrir
Fred Henriquez
A manifestação inicialmente chamada para ser um ato em memória dos mártires, contra o governo provisório e pela derrubada de todos os representantes do antigo regime se converteu numa grande comemoração. A destituição de todo o gabinete e a troca do primeiro ministro, saiu Ahmed Shafiq e entrou Essam Sharafse, faz com que toda a população encare este fato como uma grande vitória.
Leia e comente...
As revoltas populares face ao neoliberalismo: do Egipto ao Wisconsin, EUA
Vicenç Navarro
Este artigo analisa as mobilizações populares que estão a estender-se (do Egipto a Wisconsin, EUA) como protesto perante as políticas neoliberais levadas a cabo pelos seus governos. O artigo assinala que a interpretação dominante que tenta explicar tais mobilizações como resultado de movimentos juvenis como a Internet é profundamente limitada, quando não errónea.
Leia e comente...
A OTAN, a guerra, a mentira e os negócios
Fidel Castro
Como alguns sabem, em setembro de 1969, Moamar al-Kadafi, um militar árabe beduíno de peculiar caráter e inspirado nas ideias do líder egípcio Gamal Abdel Nasser, promoveu no seio das Forças Armadas um movimento que derrocou o Rei Idris I da Líbia, um país desértico quase na sua totalidade e de escassa população, situado ao norte da África, entre a Tunísia e o Egito. Os importantes e valiosos recursos energéticos da Líbia foram sendo descobertos progressivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário